segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O 7º leva mais uma aparafusadela

No mundo da Web, como já vimos, é fundamental uma boa e selectiva recolha da vasta informação disponível e a respectiva organização de modo a facilitar-nos as nossas pesquisas.
Como somos muitos e diferentes a navegar e como uns têm mais capacidades quer intelectuais, técnicas ou de “timing” que outros, a possibilidade de aceder a um conjunto de informação disponibilizada através da chamada “inteligência colectiva” em muito facilita o trabalho de pesquisa e de recolha de dados.
Do ponto de vista do utilizador a primazia do colectivismo sobre individualismo não é negativa, desde que se respeitem os autores da informação disponibilizada. A partilha do conhecimento é no seu todo uma vantagem para a humanidade, salvaguardando os créditos de cada um que, com o seu esforço pessoal, contribui para a divulgação do saber.
Neste mundo globalizado partilhar é fundamental mas mais importante ainda é respeitar a individualidade de cada ser humano.
Se ao fazermos um trabalho utilizarmos bookmarks e tags de outros, devemos, por uma questão de ética (coisa que infelizmente começa a rarear nos nossos dias), referenciar sempre as fontes utilizadas.

* imagem retirada do Google

Sem comentários:

Enviar um comentário